

Foto: Augusto Riedel/ ikoneblog (1)
Augusto Riedel
Esta estação dedica-se ao fotógrafo nascido na Alemanha, Augusto Riedel, foi desenvolvida pelas estudantes Ana Luiza Abreu e Ronilma Pinheiro.
Retrato de Augusto Riedel por Guglielmo de Sanctis. 1878. Óleo sobre tela.
Foto: Augusto Riedel/Acervo FBN (2)
Augusto Riedel, alemão, veio para o Brasil tornando-se proprietário de um dos estúdios fotográficos nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Riedel era às vezes chamado de Frederico Augusto Riedel e no ano de 1876 teria se naturalizado brasileiro, o que reflete sua paixão pela nação.
O álbum “Viagem de S.S.A.A. Reaes Duque de Saxe e seu Augusto Irmão D. Luis Philippe ao Interior do Brasil no Anno 1868” se tornou um dos trabalhos clássicos da documentação fotográfica do século XIX no Brasil. Portanto, Augusto Riedel é considerado um dos mais talentosos fotógrafos paisagistas oitocentistas.
Diversas vistas de Riedel foram incluídas pelo barão do Rio Branco (1845-1912) no Album de vues du Brésil, considerada a última peça para a promoção do Brasil imperial, representando um resumo iconográfico do Império e de suas riquezas. Foi publicado em Paris durante a realização da Exposição Universal de 1889.
Os registros da cidade de Diamantina fazem parte do conjunto de 40 imagens do álbum “Viagem de S.S.A.A. Reaes Duque de Saxe e seu Augusto Irmão D. Luis Philippe ao Interior do Brasil no Anno 1868”. A viagem representada no álbum durou meses, percorrendo várias cidades dos estados de Minas Gerais, Alagoas, Sergipe e a Bahia, último estado visitado pela expedição.
Parte da Cachoeira de Paulo Affonso: rio S. Francisco, 1868-1869

Referências
Foto (1): RETRATO de Augusto Riedel por Guglielmo de Sanctis. 1878. Óleo sobre tela. Disponível em:<http://ikoneblog.blogspot.com/2015/05/historia-da-fotografia-no-brasil-seculo_19.html>. Acesso em: 14 de novembro de 2021.
Foto (2): AUGUSTO Riedel. Cachoeira de Paulo Affonso : rio S. Francisco: vazante, 1868-1869, Bahia / Acervo FBN. Disponível em:<https://brasilianafotografica.bn.gov.br/?tag=augusto-riedel>. Acesso em: 14 de novembro de 2021.