

Virgílio Calegari
Foto:Virgílio Calegari (1)
Esta estação dedica-se ao fotógrafo nascido na Itália, Virgílio Calegari e foi desenvolvida pelas estudantes Gabriela Marina Gomes e Larissa Lucena.
Rua dos Andradas esquina com Rua General Câmara, fotografia. Porto Alegre. Rio Grande do Sul
Foto:Virgílio Calegari (2)
Rua dos Andradas esquina com Rua General Câmara, fotografia. Porto Alegre. Rio Grande do Sul
Virgílio Calegari (Bérgamo, 30 de maio de 1868 — Porto Alegre, 13 de setembro de 1937) foi um fotógrafo ítalo-brasileiro, ativo em Porto Alegre entre o fim do século XIX e princípios do século XX, um dos principais do estado em sua geração, deixado um importante legado documental e estético. Aos 13 anos de idade, acompanhado dos pais e de três irmãos, estabeleceu-se em Caxias do Sul. Após alguns anos, em 1893, já vivendo em Porto Alegre, montou seu primeiro ateliê na Rua do Arroio, atual Bento Martins. Ao exercer, na prática, o seu ofício, aprimorou seus conhecimentos com fotógrafos já estabelecidos na capital gaúcha. Seu contato inicial com a fotografia remonta a 1885, quando tomou os primeiros ensinamentos com o fotógrafo João Antônio Iglesias, tornando-se mais tarde auxiliar do estabelecimento de Otto Schönwald, com quem teria aprimorado seus conhecimentos na prática.
As transformações que modificaram o visual citadino e o comportamento do portoalegrense, sob a inspiração do positivismo de Augusto Comte (1798-1857), foram registradas por fotógrafos da época, principalmente pela lente de Virgilio Calegari. Suas fotografias, ao longo do tempo, ilustraram revistas importantes, como a Máscara (1918- 1928 ), Kodak (1912-1923) e a Revista do Globo (1929-1967). Virgílio era considerado um artista, e ao fotografar registrou através de suas lentes as mudanças de cidade de maneira sistemática e incansável, o que resultou em diversos trabalhos com Vistas do Novo Abastecimento d’agua, e o Álbum de Porto Alegre que foi editado em seu ateliê. Em 1912 ele participou de muitos concursos fotográficos e de 1091 a 1910 acumulou para si vários prêmios e a distinção da Coroa italiana. A “Belle Époque gaúcha” foi registrada por suas lentes, e ele adotou Porto Alegre, fazendo de seus cidadãos e seu cenário urbano sua inspiração.

Referências
Foto: RUA dos Andradas esquina com Rua General Câmara, fotografia. Porto Alegre. Rio Grande do Sul. Disponivel em:< https://miro.medium.com/max/1200/1*f6ejWkCDig0UdLh2Oz0gaA.jpeg>. Acesso em: 13 de outubro de 2021.
MEMÓRIA TVE VIRGÍLIO CALEGARI. Produção de Janice Brasil, Maria Lúcia Melão. Roteiro: Janice Brasil. Porto Alegre: Tve Rs, 2013. Son., color. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BRr1WqZL0Aw>. Acesso em: 13 de outubro de 2021.