
Antônio da Silva Lopes Cardoso
Esta estação dedica-se ao fotógrafo nascido no Brasil, Antônio Cardoso, foi desenvolvida pela estudante Sabryna Moreno.
Foto: Série Retratos Modernos - Antônio Lopes Cardoso / Arquivo Nacional (1)
Série Retratos Modernos - Antônio Lopes Cardoso

Antônio da Silva Lopes Cardoso é um dos mais importantes nomes da fotografia oitocentista no Brasil, especialmente nas regiões de Pernambuco e Bahia. Registros feitos por ele ajudam a contar a história de um país marcado pela escravidão. Um de seus retratos mostra a real cultura escravocrata: uma criança branca está no colo de uma mulher negra, sua “ama de leite” – função imposta às escravas que já tinham filhos, para amamentarem crianças brancas que não podiam ser amamentadas por suas mães.
Suas contribuições foram entre as décadas de 1860 e 1880, sendo que já em 1864, Cardoso recebeu o título de Photographo da Casa Imperial, quando seu ateliê estava instalado no Rio de Janeiro. Anos depois, o fotógrafo foi para Salvador, e lá era conhecido como Lopes & C. Participou das Exposições Provinciais da Bahia, nas edições de 1873 e 1875. Em 1873, mais uma menção honrosa foi conquistada por ele, durante a 3ª Exposição Nacional no Rio de Janeiro. Em 1875 e 1876, a rua Barão da Vitória, na capital pernambucana Recife, era o local em que encontrava seu ateliê.
Antônio da Costa Pinto com a sua ama de leite 1868, Salvador - BA Fotografia: Antônio da Silva Lopes Cardoso Acervo: Instituto Moreira Salles
Referências
Foto (1): SÉRIE Retratos Modernos - Antônio Lopes Cardoso. Disponível em:<https://www.gov.br/arquivonacional/pt-br/canais_atendimento/imprensa/copy_of_noticias/serie-retratos-modernos-antonio-lopes-cardoso>. Acesso em: 14 de novembro de 2021.
Foto (2): ANTÔNIO da Costa Pinto com a sua ama de leite 1868, Salvador - BA. Foto de Antônio da Silva Lopes Cardoso. Disponível em:<http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa21997/antonio-da-silva-lopes-cardoso>. Acesso em: 09 de novembro de 2021.