

Joaquim Insley Pacheco
Esta estação dedica-se ao fotógrafo Joaquim José Insley Pacheco e foi desenvolvida pelas estudantes Stella Gontijo e Heloísa Brito.
Foto: Joaquim Insley Pacheco / Brasiliana Fotográfica (1)
Joaquim Insley Pacheco, Brasiliana Fotográfica.
Retrato da Imperatriz Teresa Cristina, 1883. Insley Pacheco.

Joaquim José Insley Pacheco nasceu em Portugal e veio ao Brasil na época do Império. Instalou-se em Pernambuco, e passou os últimos anos da década de 1840 no Ceará, onde teve contato com a fotografia com o daguerreotipista e mágico irlandês Frederic Walter, que se tornou seu mestre. Insley viajou pelos Estados Unidos , onde estudou com Jeremiah Gurney e Mathew Brady, grandes fotógrafos da época, e em seu retorno ao Brasil fundou um estúdio no Rio de Janeiro.
Insley foi um dos mais requisitados retratistas da corte imperial. Devido a qualidade do seu trabalho, recebeu o título de Photographo da Casa Imperial, em 1855. Suas obras retratam a família real, políticos e aristocratas de seu tempo, além de ter sido um exímio paisagista. Recebeu ainda o título de Cavaleiro da Ordem de Cristo de Portugal, e foi premiado em diversas Exposições Gerais de Belas Artes da Academia Imperial de Belas Artes - Aiba, e em mostras no Brasil e no exterior.
Referências
Foto (1): JOAQUIM Insley Pacheco. Brasiliana Fotográfica, 2021. Disponível em:<https://brasilianafotografica.bn.gov.br/?tag=joaquim-insley-pacheco>. Acesso em: 13 de agosto de 2021.
Foto (2): RETRATO da Imperatriz Teresa Cristina. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em:<http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra19788/retrato-da-imperatriz-teresa-cristina>. Acesso em: 13 de agosto de 2021. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7