

Juan Gutierrez
Esta estação dedica-se ao fotógrafo nascido na Espanha, Juan Gutierrez e foi desenvolvida pela estudante Laura Magro.
Foto: Juan Gutierrez de Padilla / brasilianafotografica
Verso do cartão-suporte da Photographia União

Cais dos Mineiros. Foto: Juan Gutierrez
Juan Gutierrez foi um fotógrafo espanhol que nasceu nas Antilhas em 1859. Foi considerado um dos mais importantes fotógrafos oitocentistas no Brasil, fotografando paisagens no Rio de Janeiro imperial e a transição para a república. Em 1889, trabalhava na Photographia da União, na rua da Carioca, nº 114. Não é por acaso que foi contratado como fotógrafo da Casa Imperial, em 1889, último ano do Império Brasileiro. Também foi contratado pelo Exército Brasileiro para registrar guerras como a Revolta da Armada (1893-1894) e a Guerra de Canudos (1897), onde provavelmente faleceu, sendo considerado um dos pioneiros da fotografia de guerra no país.
Suas fotografias do Rio de Janeiro Antigo eram de paisagens da cidade, da natureza e da topografia, vendidas principalmente para estrangeiros que visitavam a cidade no período do Império e da República. Suas fotos chamavam a atenção por isso, mas também porque Gutierrez utilizava chapas secas feitas de gelatina e prata. Isso permitia que as fotos saíssem mais rapidamente e com melhor qualidade, pois eram mais sensíveis do que chapas tradicionais. O trabalho deste fotógrafo oitocentista é reconhecido até hoje ao lado de grandes nomes da fotografia do período como Marc Ferrez e George Leuzinger.
Referências
Foto (1): VERSO do cartão-suporte da Photographia União. Disponível em:<https://brasilianafotografica.bn.gov.br/?p=5398>. Acesso em: 15 de novembro de 2021.
Foto (2): CAIS dos Mineiros - Juan Gutierrez (189?). Acervo Museu Histórico Nacional. Disponível em:<https://diariodorio.com/barra-tera-exposicao-de-fotos-de-juan-gutierrez-do-rio-antigo/>. Acesso em: 15 de novembro de 2021.