top of page
Screenshot_20211109-174328_Chrome_edited.jpg

Foto: Augusto Stahl / brasilianafotografica (1)

Augusto Stahl

Esta estação dedica-se ao fotógrafo italiano, Augusto Stahl e foi desenvolvida pela estudante Letícia de Souza Fiuza.

Auguste Stahl, c. 1863 / Rio de Janeiro – 1840-1900 – Uma crônica fotográfica, de George Ermakoff

Augusto Stahl nasceu no dia 23 de maio de 1828 em Bérgamo, na Itália e chegou em Recife, a bordo do vapor Thames, da Mala Real Inglesa, em 31 de dezembro de 1853. No nordeste brasileiro, montou seu estúdio e realizou uma série de registros das obras da estrada de ferro Recife-São Francisco e também fotografou Olinda, Goiana e o interior de Pernambuco. Em 1859, Stahl participou da terceira exposição fotográfica da Société Française de Photographie (SFP), em Paris, onde apresentou fotos de Pernambuco e retratos de negros. Acredita-se, até o momento, que foi o primeiro fotógrafo atuante no Brasil que enviou obras para uma exposição da SFP. Stahl também fotografou a primeira viagem do Imperador Dom Pedro II e da Imperatriz Teresa Cristina ao norte do Brasil e recebeu de Pedro II a licença para usar o título de Fotógrafo de Sua Majestade Imperial.

No seu estabelecimento, ensinava fotografia e também a produção de retratos em cartões de visita. Além disso, foi o autor da única fotografia de uma natureza morta produzida no Brasil durante o século XIX. Em 1865, Stahl fotografou para a missão científica Thayer do naturalista Louis Agassiz em uma viagem pelo interior do Brasil fotografando os “tipos brasileiros”. O resultado deste trabalho é o livro “Viagem ao Brasil 1865-1866”, que contém, principalmente, fotografias de escravos brasileiros. Depois disso, Stahl participou da Segunda Exposição Nacional e foi premiado com a quarta medalha de prata apresentando fotografias, retratos da família real em fotopintura por Ulrich Steffen, retratos de negros, vistas de subúrbios e um panorama do Rio de Janeiro. No ano seguinte, participou da Exposição Universal de Paris com paisagens do Rio de Janeiro. Augusto Stahl faleceu em 30 de outubro de 1877, na região francesa da Alsacia, na fronteira entre Alemanha e Suíça.

Mina Nagô c. 1865. Augusto Stahl. Acervo: Instituto Moreira Salles.

© 2021 por Ana Paula Ferreira e Eduardo Borges. Background Foto: Lavagem de Ouro - Marc Ferrez (c.1880 MG/Brasil) As informações de cada perfil da Exposição são de inteira responsabilidade dos autores.

bottom of page