
João Ferreira Vilella
Foto: João Ferreira Vilella / brasilianafotografica (1)
Esta estação dedica-se ao fotógrafo nascido no Brasil, João Ferreira Vilella e foi desenvolvida pelo estudante João Pedro Felix Ortiz Camargo.
Foto: João Vilella/Enciclopédia Itaú (2)
Augusto Gomes Leal com a ama-de-leite Mônica, 1860
João Ferreira Villela, sem data de nascimento ou óbito definidas, foi um fotógrafo e pintor, ativo entre as décadas de 1850 e 1870. Possuiu um estúdio em Recife (PE), mas entre 1855 e 1870, deixa de expor suas fotografias para se dedicar unicamente à produção de tintas de escrever permanentes e produtos farmacêuticos. Suas obras, porém, são premiadas em exposições industriais em Viena e no Rio de Janeiro, em 1873.
Com conhecimentos na área da química e da pintura, é considerado um fotógrafo versátil, já que trabalhou em sua trajetória com diferentes processos fotográficos, Foi agraciado com o título de Photographo da Casa Imperial, a 18 de setembro de 1860. Uma de suas obras mais populares é intitulada de “Artur Gomes Leal com a ama-de-leite Mônica”, datada em 1860, que remonta até os dias atuais, reflexões sobre a herança escravagista e racista de nosso país.

Referências
Foto (1): DIÁRIO de Pernambuco, 13 de abril de 1861. Disponível em:<https://brasilianafotografica.bn.gov.br/?tag=joao-ferreira-villela>. Acesso em: 15 de novembro de 2021.
Foto (2): AUGUSTO Gomes Leal com a Ama-de-Leite Mônica. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2021. Disponível em:<https://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra19781/augusto-gomes-leal-com-a-ama-de-leite-monica>. Acesso em: 13 de outubro de 2021.