top of page
Revert Henrique Klumb - 1875_edited.jpg

Revert Henrique Klumb

Foto: Revert KLumb/Acervo IMS (1)

Esta estação dedica-se ao fotógrafo nascido na França, Revert Henrique Klumb e foi desenvolvida pela estudante Ana Lívia Rodrigues Santos.

Membros do corpo diplomático e familiares em frente ao Palácio Imperial,1875 

Foto: Revert KLumb (2)

Membros do corpo diplomático e familiares em frente ao Palácio Imperial,1875 

O francês Revert Henrique Klumb (c.1826 - c.1886) se instalou no Rio de Janeiro em 1852, mudando-se depois para Petrópolis. Foi um dos primeiros fotógrafos estrangeiros a se estabelecer no Brasil e um dos pioneiros na produção comercial de imagens sobre papel fotográfico, no uso de negativo de vidro em colódio, e foi, provavelmente, o introdutor da técnica estereoscópica no Brasil. Além disso publicou, em 1872, um dos primeiros livros de fotografia do país, chamado “Doze horas em diligência, guia do viajante de Petrópolis a Juiz de Fora”.

Klumb foi fotógrafo da Casa Imperial do Brasil e deu aulas de fotografia para a princesa Isabel. Além de retratar a elite, suas obras ficaram conhecidas por fotografar plantas e aves, temas não muito comuns no trabalho fotográfico daquele período, além de cenas cotidianas da cidade. Fez registros da paisagem urbana da cidade adicionando efeitos noturnos, inclusive lua e estrelas, uma importante inovação, considerada extremamente significativa do ponto de vista estético e dos limites da linguagem na época.

Referências

Foto: MEMBROS do corpo diplomático e familiares em frente ao Palácio Imperial,1875. Disponível em:<https://ims.com.br/titular-colecao/revert-henrique-klumb/#:~:text=1826%2Dc.,d%C3%A3o%20a%20ilus%C3%%20A3o%20de%20>. Acesso em: 17 de agosto de 2021. 

© 2021 por Ana Paula Ferreira e Eduardo Borges. Background Foto: Lavagem de Ouro - Marc Ferrez (c.1880 MG/Brasil) As informações de cada perfil da Exposição são de inteira responsabilidade dos autores.

bottom of page