
Militão Augusto de Azevedo
Esta estação dedica-se ao fotógrafo nascido no Brasil, Militão Augusto e foi desenvolvida pela estudante Luana Cardoso.
Foto: Augusto Militão/ Museu Paulista (1)
Auto-retrato Augusto Militão, 1865
Rua da Constituição. Militão Augusto de Azevedo,São Paulo - SP, 1862.

O fotógrafo carioca, Militão Augusto de Azevedo, foi um dos fotógrafos retratistas mais conceituados de sua época. Iniciou seus trabalhos com fotografia assim que chegou a cidade de São Paulo, em 1862, fazendo fotos da cidade.
Ganhou maior reconhecimento e notoriedade por conta de sua obra intitulada “Álbum Comparativo da Cidade de São Paulo:1862-1887”, em que faz a comparação, contrapondo as paisagens dos mesmo lugares vinte anos depois, criando o modelo de fotografia paisagística urbana e nos deixando materiais históricos que mostram a evolução urbana da cidade de São Paulo dentro desses anos.
Além disso, Militão ainda foi figura importante para a documentação sobre a construção e crescimento da cidade de Santos, no litoral paulista, até a década de 1870.
O fotógrafo faleceu em 1905 em São Paulo, aos 68 anos de idade.
Referências
Foto (1): Auto-retrato Augusto Militão. Museu Paulista/USP. Disponível em:<https://www.saopauloinfoco.com.br/militao-augusto-de-azevedo/.> Acessado em 2 out 2021
Foto (2): Acervo IMS. Coleção Militão Augusto de Azevedo. Disponível em:<https://ims.com.br/titular-colecao/militao-augusto-de-azevedo/> Acessado em 10 de outubro de 2021.
Cronologia de Militão Augusto de Azevedo. Disponível em:<https://brasilianafotografica.bn.gov.br/?p=20765>. Acessado em 10 de outubro de 2021.
O fotógrafo pioneiro de São Paulo - A obra de Militão Augusto de Azevedo. Disponível em:<https://www.saopauloinfoco.com.br/militao-augusto-de-azevedo/>. Acessado em 10 de outubro de 2021.